Iniciada a restauração do prédio da antiga Fiscalização do Porto

Imóvel foi construído por volta de 1930 e restauro deve ser concluído em 2015
Data de inclusão: 22/08/2014 14:55

Técnicos da empresa Albatroz reiniciaram na terça-feira (19) as obras de restauro do antigo prédio da Fiscalização do Porto de Itajaí. A primeira etapa dos trabalhos foi realizada nos meses de maio e junho e englobou os serviços de ligação provisória de água e energia, limpeza inicial de todo edifício, retirada de vegetação do interior, reforço das escoras de contenção, reconstrução e afastamento dos tapumes, proteção das alvenarias originais, consolidação dos elementos originais e reforço da estabilidade da obra.

“A segunda fase, em execução, teve início pela demolição de elementos espúrios adicionados ao edifício, ou seja, a demolição de elementos não tombados”, explica o diretor técnico do Porto de Itajaí, engenheiro André Pimentel. A conclusão do restauro está prevista para o primeiro semestre de 2015.

A obra é orçada em R$ 700 mil e a contratação da empresa responsável pelos serviços ocorreu ainda no primeiro semestre. No entanto, os trabalhos somente puderam ser reiniciados após a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Patrimônio, autorização da Fundação Catarinense de Cultura e emissão do alvará pela Prefeitura de Itajaí, que ocorreu nesta semana. A edificação é da década de 30 e é tombada como patrimônio histórico.

A edificação – O prédio foi construído por volta de 1930 para sediar o escritório e o depósito dos materiais que seriam utilizados nas obras de ampliação projetadas para o Porto de Itajaí. Depois a fiscalização e administração do Porto, até o ano de 1967, quando foi construído o novo prédio da Administração do Porto, na Rua Cel. Eugênio Muller.

Trata-se de uma construção de estilo eclético com predomínio de elementos neoclássicos em sua composição, edificada em tijolos e coberta por telhas tipo francesa. Como a maioria das construções desse estilo, originalmente o edifício tinha paredes pintadas de cores suaves, com ornatos e aberturas na cor branca.

O destaque fica por conta dos arcos plenos das aberturas e dos desenhos impressos no tratamento do reboco, inspirados nas composições em pedras características do renascimento florentino. A composição é assimétrica em todas as elevações e o torreão, construído em uma das extremidades do prédio original, conferia certo aspecto oficial, realçado pela varanda, pela porta em arco e pelo mastro de bandeira, ali fixado.

_______________________

Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí