Uma grande operação de retirada de entulhos das cheias começou no último domingo (11) em Itajaí. São 250 homens, 15 carregadeiras, 45 caminhões e muitos outros equipamentos de médio porte para dar conta da limpeza da cidade. Já foram removidos 2.800 m³ de sofás, mesas, cadeiras, colchões dentre outros móveis danificados pela água.
A operação iniciou nas regiões de São Judas, Ressacada, Carvalho, Bambuzal e Murta. Hoje (14), os trabalhos começaram no Cidade Nova, onde há a maior concentração de entulhos. A previsão é concluir a primeira etapa de retirada em 40 dias.
A recomendação é para que os entulhos sejam empilhados longe de muros ou postes para facilitar a remoção por máquinas. Entulho de construção não será removido.
A Secretaria de Obras também informa que todas as obras que estavam paradas já foram retomadas, como a drenagem e pavimentação nas ruas Gregório Chaves, Osmar Nunes e nos loteamentos União, Beira Rio, Portal I e Nilo Bittencourt; revitalização da Avenida Jacób Ardigó, Operação Tapete Preto, além do tapa-buraco, revitalização e limpeza de praças e de quadras poliesportivas.