A semana começou com o trabalho intenso de cerca de 250 operários das secretarias de Obras e da Agricultura e dos Centros Regionais de Atendimento ao Cidadão (subprefeituras). Com a ajuda de máquinas e hidrojatos, eles estão percorrendo as áreas rurais atingidas pela enxurrada do último sábado (09).
Das quatro comunidades do Brilhante que ficaram isoladas, uma já teve o acesso recuperado e outra, que fica na Rua Odair Polhein, deve ter o acesso recuperado até o meio dia de hoje (12). O pontilhão desta rua está sendo reconstruído com galerias. A meta é de que em dois dias, todos os pontilhões estejam recuperados.
Com a ajuda de hidrojatos, a lama deixada em locais públicos está sendo removida. É o caso da E.B. Profº Martinho Gervasi, que já está limpa e da Igreja Católica, ambas no Brilhante. Nesta terça-feira (12), encerra a lavagem do galpão da Igreja Católica, que estava com um palmo de lama.
Duas ruas que estavam intransitáveis também já foram liberadas. Macadame está sendo espalhado nas vias. Até o meio dia, deve ser concluída a retirada de entulhos nas comunidades de Itaipava, Baía, Paciência e KM 12. O mutirão deve seguir durante toda a semana.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, 436 famílias foram afetadas pela chuva, o que corresponde a 15% da população rural, de acordo com o IBGE. Destas, 56 famílias receberam assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social e outras duas famílias estão abrigadas no sítio da Vovó Carola.
----------------------------------
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras
Telefone: 3348-0303