Obras da Rua do Porto iniciam na próxima semana

A nova via terá aproximadamente um quilômetro de extensão e 30 metros de largura entre os bairros Centro e São João
Data de inclusão: 03/04/2024 16:50

Itajaí assinou a ordem de serviço para início das obras da Rua do Porto nesta quarta-feira (03). A empresa responsável pelos trabalhos começará pela demolição da antiga loja Milium, que fica no entroncamento da rua Silva com a avenida Coronel Marcos Konder, na próxima semana. No entanto, as intervenções serão realizadas até a rua Max, no bairro São João.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou durante a assinatura da ordem de serviço todo trabalho que o Município tem feito em prol do Porto e o quanto a cidade necessita que o terminal volte a operar. “Nós não paramos de acreditar no Porto de Itajaí. O que depende de nós, enquanto Município, está sendo feito. São R$ 72 milhões entre desapropriações e investimentos nessa obra, que é um marco importante para nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Para construção desta nova via, serão feitas obras de macrodrenagem em todo trecho, que tem aproximadamente um quilômetro de extensão por 30 metros de largura. Haverá também iluminação pública, arborização, ciclovias e três faixas para cada sentido, sendo uma delas um corredor exclusivo para os ônibus.

Além disso, com a ligação entre as avenidas Marcos Konder, no Centro de Itajaí, e Irineu Bornhausen (Caninana), no São João, a obra vai melhorar a mobilidade urbana, além de proporcionar segurança para a população.

“Eu acredito que esse seja o ato mais importante dos últimos anos para a nossa cidade. Uma obra estratégica que impulsiona o desenvolvimento urbano e aproxima as pessoas. Também minimiza os conflitos de trânsito entre o Porto e o município, mas cria um ambiente favorável para ampliação da área portuária”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

A Rua do Porto será uma nova via para entrada e saída do centro da cidade em direção à BR-101 e também aos bairros Barra do Rio, Cordeiros, Salseiros e Espinheiros. Além disso, a área do Porto poderá ser duplicada e, consequentemente, a área de armazenagem retroportuária poderá ter a sua capacidade triplicada. Ao todo, serão investidos R$ 22.316.368,98 com recursos do financiamento do Banco Fonplata.

“Sabemos da complexidade desta obra, mas estamos com profissionais experientes para tornar real o projeto da Rua do Porto. Com isso, teremos claramente os limites definidos entre a cidade e o Porto de Itajaí. São 18 meses de trabalho, de um legado que ficará para toda população itajaiense”, ressaltou o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Obras da Rua do Porto iniciam na próxima semana