A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada por mais uma etapa fundamental para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Desta vez, um imóvel na rua Jorge Mattos foi derrubado para dar lugar a uma nova via. Com as demolições na região, a rua Umbelino Damásio de Brito se ligará até a Contorno Sul em uma via direta, ao cruzar com as ruas Juvenal Garcia, José Joaquim dos Santos e Jorge Mattos. Até o momento o Município já investiu em indenizações na área central mais de 30 milhões de recursos próprios para poder executar as obras de mobilidade.
O projeto melhora o deslocamento da BR-101 ao Centro da cidade em um acesso direto. O trajeto iniciará na avenida Adolfo Konder e seguirá pelas e ruas Carolina Vailatti, Gaspar, João Gaya e Umbelino de Brito. Com o prolongamento desta última rua, será possível chegar até a Contorno Sul, importante rota de entrada e saída do município. A obra custeada pelo financiamento internacional faz parte do pacote de intervenções que serão uma revolução na mobilidade urbana de Itajaí.
“Todas essas demolições são de grande importância para os itajaienses. Elas são uma etapa crucial de todas essas novas ligações no Centro. Nosso trabalho é construir uma Itajaí do futuro para as novas gerações e a atual também”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.
Além dos acessos à Contorno Sul, outros caminhos já foram abertos na cidade: como é o caso da ligação da rua Uruguai com a Alfredo Trompowski e das ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, no Centro. No São Judas, já se pode ver o prolongamento da rua Luciano Pinheiro da Silva até a Heitor Liberato e o traçado seguirá até a Domingos Laureano, no São João, para implantar o retorno de quadra no local.
“Essa demolição é mais uma avanço, em todos os projetos de mobilidade urbana, pois com os binários da região central conseguimos dar mais um passo nesta obra que vai trazer uma nova dinâmica para o Centro da cidade e vai melhorar a vida das pessoas”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.
“Na próxima semana faremos a entrega da ordem de serviço para iniciarmos a drenagem, rebaixamento da pista e finalizarmos com a pavimentação”, finaliza secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé.
Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. Ele garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
(47) 3341-6071