Em Itajaí, sol e calor resultam em praias lotadas. E para que elas permaneçam sempre limpas o trabalho foi intensificado na Atalaia, Geremias, Bico do Papagaio, Cabeçudas, Canto do Morcego, Brava e Amores. Além da limpeza das faixas de areia, é feito o recolhimento e troca dos sacos das lixeiras dispostas nas praias pela empresa responsável pela coleta, a Ambiental.
O cálculo da limpeza da praia é feito por quilômetro limpo. Para se ter uma ideia, em novembro foram limpos 217 quilômetros e em dezembro 394 quilômetros das praias. Quando há muita sujeira na areia, o que tem ocorrido com alguma frequência, embora a equipe percorra um percurso menor o volume de resíduos é maior.
Há duas equipes fixas, com horários diferentes. Das 06h às 14h20, oito funcionários iniciam a limpeza pelos molhes da Atalaia e seguem até a praia de Cabeçudas. Havendo tempo disponível, esta equipe é deslocada para a Praia Brava.
Das 12h às 20h20, outros sete funcionários são deslocados conforme a necessidade e os trabalhos realizados pela manhã, entre todas as praias. Havendo tempo, a equipe segue para a manutenção da limpeza da Av. Ministro Victor Konder.
Quando a Praia Brava necessita de limpeza mais intensa, uma (ou mais) equipe volante é direcionada para o local já no início do turno (6h). Nos domingos e feriados uma equipe extra, composta por um auxiliar e 16 serventes, é escalada para realizar a limpeza das praias e recolhimento das lixeiras, iniciando às 6h, permanecendo até a finalização dos serviços.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras
(47) 3348-0303