Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí é a nova cidade das flores

Trabalho feito pelo Horto Municipal serve de modelo para outras cidades catarinenses, inclusive Joinville
Data de inclusão: 08/12/2015 14:45

Para quem mora em Itajaí, elas já fazem parte do cotidiano e até podem passar despercebidas. Mas, quem é de fora e visita a nossa cidade, não deixa de notar as flores que colorem canteiros e praças. O trabalho feito pelo Horto Municipal Padre Raulino Reitz também tem chamado a atenção de especialistas em jardinagem que querem implantar o modelo utilizado aqui em seus municípios.

Nesta segunda-feira (07), o Horto Municipal recebeu a visita do diretor de Meio Ambiente de Joinville, José Luiz Teodoro, e a gerente de praças e jardins, Cleuza Blasius. Eles acompanharam todas as etapas que envolvem desde o cultivo, plantio e a manutenção dos jardins de Itajaí, para que possam implantar na cidade. “Além da parte burocrática, eles acompanharam a limpeza dos canteiros, recorte e desenho dos jardins, plantio, sistema de irrigação e roça” contou o responsável pelo Horto Municipal, Luís Antônio Marcos.

Itajaí foi convidada para apresentar seu case de sucesso durante a 72ª Festa das Flores, que ocorreu em novembro, em Joinville. Com isso, outras cidades também se interessaram pelo trabalho desenvolvido no município e estão se programando para visitar o horto.

Horto Municipal de Itajaí

Em Itajaí, 56 pessoas trabalham diretamente na produção e manutenção dos canteiros. O diferencial daqui, que permite que a cidade esteja florida durante todo o ano, é que o trabalho é dividido em equipes: Limpeza; Tratos Culturais; Plantio; Semeadura e Repicagem; Irrigação; Poda e Roçada. Além disso, o Horto possui uma estrutura que permite produzir até 260 mil mudas por ano. A estufa, que antes era feita de eucalipto e tinha 10 metros de comprimento por 10 metros de largura, há pouco mais de um ano ganhou estrutura metálica e agora tem 15 metros de comprimento por 15 metros de largura. O local também tem um novo depósito, onde é armazenado substrato e material orgânico e é fermentado, o que antes não era possível.

A troca das flores acontece de acordo com as especificidades de cada espécie, algumas precisam ser trocadas a cada 90 dias, outras podem ser substituídas a cada sete meses. Antigamente os canteiros da cidade eram apenas preenchidos por flores em formato de círculos, mas a partir de 2010 eles passaram a ter desenhos, onde a cada ano é criado um novo design para cada canteiro da cidade. Também a partir de 2010, o Horto passou a levar aos bairros de Itajaí as flores que sobram do plantio dos canteiros da cidade, numa ação que vem ao encontro do programa “Itajaí Mais Linda” que estimula a população a criar jardins em suas residências, e com isso ganhar desconto no IPTU.

_____________________

Informações Adicionais:

Horto Municipal de Itajaí Padre Raulino Reitz

(47) 3349-0951

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua José Pereira Liberato, 1889
Bairro: São João
Itajaí (SC)
(47) 3348-0202 / (47) 3348-0303
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí