Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Última semana para conferir as obras de Meyer Filho na Galeria Municipal

A exposição “Bestiário”, do artista itajaiense Meyer Filho está chegando ao fim.
Data de inclusão: 06/07/2011 03:26

A exposição “Bestiário”, do artista itajaiense Meyer Filho está chegando ao fim. Quem ainda não conheceu as 39 obras do pintor expostas na Galeria Municipal de Artes da Fundação Cultural de Itajaí, ainda pode realizar a visitação gratuitamente até sexta-feira (08), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os visitantes da mostra encontrarão desenhos, aquarelas e pinturas com cores vibrantes e bem delineadas correspondente ao período de 1950 ao final de 1980, como os famosos galos e paisagens da Ilha de Santa Catarina. Desenhos de animais híbridos, que o artista criou durante toda a sua carreira e os denominou de “cósmicos” e “fantásticos”. E ainda alguns arquivos de Meyer, que apresentam parte de sua biografia e a relação com a cidade de Itajaí.

De acordo com a Diretora da Casa da Cultura Dide Brandão Ane Fernandes, a quantidade de agendamentos para as visitas demonstram o quanto a exposição está sendo importante para o cenário artístico cultural de Itajaí. “Nós já atendemos, desde o dia 9 de junho, cerca de 1500 alunos, grupos de professores e a comunidade no geral. Todos os agendamentos tiveram acompanhamento de profissionais. E nesta última semana os horários estão bastante concorridos”, destaca.

A Fundação Cultural de Itajaí está localizada na Rua Lauro Muller, nº 53, bairro Centro. Os agendamentos para visitas monitoradas podem ser realizados pelo telefone: 3349-1665, com Elisiane ou Aline.

Conheça um pouco mais da trajetória de Meyer Filho

O artista Meyer Filho nasceu 1919, em Itajaí. Filho de Raquel do Canto Liberato, autora do livro “Uma menina de Itajaí” e de Ernesto Meyer. Aos três anos de idade, veio a residir em Florianópolis. Aprendeu sobre desenho, pintura, ilustração, história da arte e história natural através de manuais e livros sobre o assunto.

No final da década de 40, o movimento de arte moderna iniciado em 1922, em São Paulo, teve seus primeiros sinais em Florianópolis, através de manifestações artísticas conduzidas pelo Grupo Sul, do qual faziam parte escritores, poetas, pintores e cineastas, tais como: Salim Miguel, Eglê Malheiros, Silveira de Souza, Dimas Rosa, Aldo Nunes, Ody Fraga, Jason César, Hugo Mund Jr., Guido Wilmar Sassi, além do próprio artista Meyer Filho, que ingressou no Grupo Sul após seu retorno da cidade de Curitiba, no início dos anos 50.

Meyer Filho realizou, em 1957, juntamente com o artista plástico Hassis (1926-2001), a primeira exposição de Pintura e Desenhos de Motivos Catarinenses. Foi um dos fundadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis – GAPF, tendo também organizado em 1958 e 1959, os dois primeiros Salões de Arte Moderna de Santa Catarina, fora do Estado.

Durante toda sua trajetória artística, Meyer filho manteve seu ativismo cultural, participando de exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, além de Buenos Aires. Possui obras em Museus de Arte de Florianópolis, Belo Horizonte, Joinville, Porto Alegre, São Paulo e coleções particulares no Brasil e no exterior.

Sua trajetória está registrada no livro “Meyer Filho, Vida e Arte”, organizado por Carlos Damião e publicado em 1996 pela Fundação Catarinense de Cultura. O espaço expositivo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina chama-se “Galeria de Arte Meyer Filho”, em homenagem ao artista. Em 2004 foi criado o Instituto Meyer Filho, associação cultural sem fins econômicos, com a finalidade de organizar e divulgar a obra do artista.

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua José Pereira Liberato, 1889
Bairro: São João
Itajaí (SC)
(47) 3348-0202 / (47) 3348-0303
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí