Município passa a coordenar Parque da Atalaia e Viveiro Fazenda Nativa

Parque e Viveiro serão coordenados pela Famai e Secretaria de Obras
Data de inclusão: 30/06/2015 17:13

Proteger ecossistemas naturais e promover atividades de caráter educativo e sustentável. Estes são alguns objetivos do Parque da Atalaia, que passa a ser coordenado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí. A Unidade de Conservação mais conhecida do município era gerida pelos órgãos municipais através de um repasse anual para o Instituto Brasil Ambiental – IBRA.

Criado em 25 de janeiro de 2007 através do Decreto nº 8107, o Parque possui aproximadamente 19 hectares. A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí justifica a decisão por concluir que o município tem competência para gerenciar e monitorar o espaço. Além disso, a decisão resulta também na redução de custos financeiros, atendendo a vigência do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Nº 13019/2014). O convênio com o IBRA encerrou em junho, e o município a partir de agora passa a gerenciar o Parque e o Viveiro.

Além da Unidade de Conservação, a FAMAI e a Secretaria de Obras de Itajaí passam a coordenar também o Viveiro Fazenda Nativa. O local, conhecido pela produção e distribuição de mudas, terá as atividades realizadas pelo Horto Municipal, que possui profissionais qualificados tanto para o cultivo quanto para a distribuição e plantio das mudas, maquinário adequado para este trabalho, além de insumos como terra e adubo orgânico.

O Município de Itajaí possui seis unidades de conservação, nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável. Agora, todas elas são mantidas e coordenadas pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), com o objetivo maior de proteção aos recursos hídricos, biodiversidade, e ecossistemas vinculados a estas áreas.

A visitação ao Parque é gratuita, e pode ser feita individualmente ou em grupos (com agendamento prévio na Fundação do Meio Ambiente). O Parque da Atalaia abre de quarta-feira a domingo, das 08 às 18 horas. Já o horário de funcionamento do Viveiro Fazenda Nativa permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

FAMAI

Município passa a coordenar Parque da Atalaia e Viveiro Fazenda Nativa