Na última sexta-feira (13) foi inaugurada a nova sede da Secretaria de Obras de Itajaí. A antiga sede, adquirida por volta de 1987, com apenas 140 m² deu espaço a uma nova estrutura com mais de 1800 m², espaço suficiente para abrigar os departamentos administrativo e operacional da Secretaria de Obras. Um investimento de R$ 1.338.286,00.
A nova sede foi planejada da seguinte maneira: no piso térreo estão recepção, controle de pátio, diretores, banheiros, refeitório, topografia e elevador para pessoas portadoras de necessidades especiais. No primeiro andar estão recepção, telefonistas, gabinete do secretário, departamento de engenharia, sala de reunião, controle interno, compras, RH, financeiro e um novo CPD - Centro de Processamento de Dados, que agora oferece mais rapidez e agilidade nos trabalhos informatizados.
Além da Sede Administrativa, toda parte exterior da Secretaria de Obras foi remodelada. Recebeu entrada exclusiva para maquinários o que garante mais segurança para o deslocamento da frota; espaço amplo para carpintaria e serralheria; nova cobertura na oficina e caixa separadora de água e óleo para tanques de emulsão asfáltica e óleo diesel; foi criado o "Espaço do Servidor", local de descanso e lazer para os servidores nos intervalos de trabalho; um amplo estacionamento e ainda uma praça com Academia ao Ar Livre, aberta à comunidade.
PACOTE DE OBRAS
Durante a inauguração da nova sede, foi lançado o Pacote de Obras, que irá investir a partir do segundo semestre de 2014 mais R$ 25 milhões em obras de mobilidade urbana e combate às cheias. Melhoramento de vias, criação de ciclofaixas, drenagem, pavimentação e iluminação pública fazem parte do pacote de obras que irá beneficiar toda a população. “Essas obras são apenas as que serão executadas pela Secretaria de Obras”, ressaltou o prefeito que complementou dizendo que outros projetos importantes também serão executados por outras secretarias, como o Binário do São Vicente, exemplificou.
Na mobilidade urbana, o destaque é para as avenidas Reinaldo Schmitausen, Abraão João Francisco e Ministro Victor Konder (Beira Rio). Na Reinaldo Schmitausen o trânsito ficará mais seguro com a criação de ciclofaixas, nova iluminação, pavimentação e calçadas adaptadas. Na Abraão João Francisco serão criadas ciclofaixas nos quatro quilômetros da via e calçadas adaptadas. A Avenida Beira Rio será transformada. Calçadas, estacionamentos, faixas de rolamento e ciclo-faixa serão redimensionados. Além disso, o potencial turístico da região será valorizado com a implantação de deques de madeira, criação de palco multiuso, circuito de rampas, instalação de bancos, mesas de jogos, parque infantil, equipamentos de ginástica, bicicletários e novo paisagismo.
E os trabalhos não param por aí. Na Avenida Jacob Ardigó, será executada a última etapa do prolongamento da rua. O trecho vai receber iluminação e pavimentação. Já na Praia Brava, o canto norte da José Medeiros Vieira também será iluminado.
No combate às cheias serão instalados mais de seis quilômetros de tubulação. O destaque é para a macrodrenagem das ruas Joinville e Sete de Setembro. Serão instalados cerca de 700 metros de galerias duplas, com um metro de altura por dois de largura. A obra deve solucionar os alagamentos na região do Comper.
Também serão realizadas obras de drenagem e pavimentação em Cordeiros nas ruas Laudelina Dionisio, São Paulo, José Rosa e Germano Bastos; em Espinheiros na Rua Antônio José Rebelo; no Portal II na Rua Osvaldo Leal; na Volta de Cima na Rua Inspetor Otto José Nogueira e no Cidade Nova na Rua Ivana Werner.
Na Itaipava, a ponte do KM 12, destruída após enxurradas, será reconstruída com peças de galeria. O pacote de obras também inclui a ampliação do número de Academias ao Ar Livre. Com a instalação dos equipamentos de ginástica na Rua João Gaya, Colônia Japonesa, Portal II, Limoeiro e São João a cidade contará com 42 academias ao ar livre.
Fotos no Flickr da Prefeitura de Itajaí.
____________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras: 3348-0303