Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Outubro Rosa: Pontos Turísticos de Itajaí ganharam nova iluminação

Campanha mundial alerta sobre o câncer de mama
Data de inclusão: 30/09/2013 09:05

Quem passou pelos pontos turísticos de Itajaí neste fim de semana, notou algo diferente. A iluminação está rosa. Isto porque, começa nesta terça-feira (01) mais uma edição do Outubro Rosa, movimento mundial que visa alertar as mulheres sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. E Itajaí aderiu mais uma vez à campanha, mudando a iluminação dos pontos turísticos.

 

A iniciativa é da Secretaria de Obras, que na última semana instalou lâmpadas na cor rosa no Bico do Papagaio, Centreventos, Morro da Cruz, Casa da Cultura Dide Brandão, Igreja Imaculada Conceição, Terminal de Passageiros Guilherme Asseburg, Mercado Público Municipal e Igreja Matriz. “Em todo o mundo, as cidades que aderem ao Outubro Rosa, iluminam seus pontos turísticos. A luz rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, que é o que mais mata mulheres em todo o mundo” conta o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.

 

Outubro Rosa

 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.


Câncer de Mama

 

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.


No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.


Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.


_______________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras: 3348-0303
 

Imagens relacionadas

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua José Pereira Liberato, 1889
Bairro: São João
Itajaí (SC)
(47) 3348-0202 / (47) 3348-0303
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí