Deverão ser concluídos num prazo de até 45 dias os trabalhos de demolição e remoção de entulhos da antiga Ponte da Nova Brasília, que fazia a ligação entre os bairros São Vicente e a Barra do Rio sobre o leito do rio Itajaí-Mirim. Trata-se de uma obra considerada difícil, pois demanda cuidados especiais para evitar desbarrancamento das margens e a queda de material que possa assorear o leito do rio.
Segundo o engenheiro Marcelo Schlickmann, da Secretaria Municipal de Obras, os trabalhos de demolição da ponte tiveram início há cerca de um mês, mas precisaram ser interrompidos em virtude da instabilidade do terreno às margens do rio que não estavam suportando o peso do equipamento utilizado. “Tivemos que realizar alguns estudos que nos permitiram a retomada dos trabalhos nesta segunda-feira com maior segurança”, esclarece.
Para a demolição da ponte, está sendo utilizada uma retroescavadeira que quebra e recolhe o material. O entulho está sendo levado para uma área de aterro com licenciamento ambiental para receber o material na Canhanduba. Após a demolição completa, a retroescavadeira deve fazer uma dragagem no local para a retirada de todo o material.
A ponte da Nova Brasília foi substituída pela ponte Samuel de Oliveira Francelino, recentemente entregue a comunidade. A nova ponte atende antiga demanda da comunidade e foi construída para garantir o fluxo de trânsito, ciclistas e pedestres com mais segurança, além de evitar o assoreamento do rio Itajaí Mirim em caso de aumento do volume de água do rio.
____________________
Informações:
Secretaria de Obras - 3348-0202