O Município de Itajaí recebeu uma série de denúncias sobre o furto de fios de iluminação pública. As reclamações foram enviadas à Secretaria Municipal de Obras por moradores dos bairros São Vicente, Cidade Nova e Cordeiros em cinco ocorrências neste ano.
Os moradores ligaram para a Secretaria para informar problemas corriqueiros, como a troca de lâmpadas queimadas. As equipes de iluminação pública do município foram até o local e constataram, na verdade, a retirada dos fios da iluminação pública. Como a fiação é de responsabilidade da Celesc, é preciso que a estatal realize o serviço para retomar a iluminação.
Segundo a empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), os criminosos furtam os fios para comercializar o cobre, metal utilizado como condutor de energia. Depois dos ocorridos, os fios de cobre estão sendo trocados por alumínio, produto mais barato e sem mercado.
A Secretaria Municipal de Obras e a Celesc orientam os moradores a ligarem para o 190 da Polícia Militar ao observarem qualquer ação suspeita. Somente em 2020, trechos das avenidas Presidente Castelo Branco, Campos Novos, da rua Eudoro Silveira e das marginais da BR-101 foram prejudicados.