Uma média de vinte caminhões lotados de entulho estão sendo retirados por hora das ruas e terrenos baldios do Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros. Material que abandonado a céu aberto, pode acumular água e atrair o mosquito da dengue além de atrair outros insetos nocivos e poluir visualmente. O mutirão de limpeza, que começou nesta segunda-feira, não é o primeiro feito pelo município na tentativa de combater a proliferação do mosquito. Mas, mesmo com o alerta de infestação e com a aplicação de multa aos imóveis sujos, a população continua jogando lixo nas ruas e terrenos.
A meta é recolher 60 caminhões de lixo por dia durante o mutirão que está sendo executado por 10 equipes formadas por quatro agentes braçais, um caminhão e uma máquina. Nesses bairros, a ação ocorrerá em duas semanas, sendo que nesta sexta-feira (18) não haverá recolhimento. Os moradores dessas localidades que possuírem algo para descartar devem colocar em suas calçadas quando os operários estiverem passando.
Além disso, a população de qualquer bairro que tiver algo para descartar o município disponibiliza dois locais: o pátio da Secretaria de Obras e um terreno na Avenida Mário Uriarte próximo à Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, em Cordeiros. Todo o material depositado nesses locais recebe a destinação correta pelo município.
No mínimo duas vezes por semana esses locais são limpos. Somente nesta segunda-feira (14) foram retirados 40 caminhões do terreno de Cordeiros. O problema é que materiais não permitidos – como lixo comum, vidro, pneu, lã de vidro, isopor e embalagens de tinta – estão sendo depositados pela população neste local. O município também suspeita que freteiros e empresas estão utilizando esse espaço indevidamente. “Por isso, precisamos do apoio dos moradores desta localidade na fiscalização e denuncia de quem utiliza de forma incorreta o terreno. Podem ligar no 3348-0303 que iremos imediatamente até o local notificar os infratores”, fala o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras
(47) 3348-0303