Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Obras de reurbanização das avenidas de Itajaí deixam trânsito lento

Obras devem melhorar a mobilidade urbana da cidade
Data de inclusão: 07/05/2015 15:38

Três importantes avenidas de Itajaí estão em obras: Reinaldo Schmitausen, Abrahão João Francisco e Ministro Victor Konder. Nas três, estão sendo construídas calçadas adaptadas, ciclovias e feitas alterações no traçado das ruas que visam melhorar a mobilidade de condutores, ciclistas e pedestres. Mas, durante a execução dos trabalhos, é justamente o trânsito que sente os reflexos com lentidão e até congestionamentos. “Sabemos que os motoristas sofrem com essa situação. Mas, o que estamos fazendo tem o objetivo de melhorar o trânsito. Por isso, pedimos a compreensão da população neste período”, fala o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.

Além dessas avenidas, outras duas importantes vias da cidade também estão em obras: a Rua Brusque, no Centro, que está recebendo macrodrenagem e no São Vicente, a Estefano José Vanolli e região, com a implantação do binário e da rede coletora de esgoto. Veja o que está sendo feito em cada rua e avenida e o andamento das obras.

Avenida Reinaldo Schmithausen

Cerca de 43% do total das obras já foram executadas. A reurbanização da Avenida Reinaldo Schmithausen vai trazer mais segurança para pedestres e ciclistas com a construção de ciclovias, adaptação das calçadas com rampa, piso guia e piso de alerta, e em muitos trechos a construção ou alargamento das calçadas; regularização das vagas de estacionamento, instalação de nova iluminação; arborização e repavimentação.

A reurbanização está sendo executada por duas secretarias com diversas frentes de trabalho. A Secretaria de Obras está com quatro frentes de trabalho: Uma está executando a fresagem e repavimentação da avenida. A pista que vem da BR-101 sentido Centro, já recebeu novo asfalto, e agora os trabalhos seguem na pista de sentido contrário (Centro – BR-101). Outra está concluindo a construção e deslocamento da rotatória da Klabin, medida necessária para melhorar o trânsito na região. Uma rotatória maior foi construída e dimensionada para outro trecho do cruzamento entre a Reinaldo Schmithausen e a Rua Francisco Reis. Até a próxima semana, uma terceira equipe deve concluir o aterro dos canteiros centrais e plantio de gramas e flores. E, a quarta equipe, está finalizando a instalação da nova iluminação da avenida.

A outra equipe é comandada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e é responsável pela construção das calçadas e ciclovias – nos dois lados da avenida; e reorganização das vagas de estacionamento. Atualmente há uma frente de trabalho nas proximidades da Rua Antônio de Souza no sentido à BR 101. Outra equipe está concentrada nas proximidades da Rua Onildo Reis, atuando nos lados sul e norte, sendo o sentido de execução destes trabalhos em direção ao Centro da cidade.

 

Avenida Abrahão João Francisco

Os quatro quilômetros da Avenida Abrahão João Francisco estão ganhando calçadas adaptadas e ciclovias. Cerca de 80% dos trabalhos já foram concluídos. Onde já existe calçada, elas estão sendo adequadas com piso podotátil e rampa, e onde não tem, está sendo construída. “Para fazer a calçada e a ciclofaixa, é necessário ter três metros de recuo. Para isso, em algumas poucos trechos será necessário avançar uns metros na área de propriedades particulares. Alguns proprietários, não entraram em acordo com o município, e a questão está sendo decidida judicialmente. Nesses poucos trechos, infelizmente, haverá um atraso para a conclusão”, conta o engenheiro Marcelo Schlickmann.

Além disso, a Avenida Abrahão João Francisco vai receber alterações no trânsito que devem melhorar o fluxo de veículos. Na rotatória, em frente ao Posto Universitário, começou a ser construída uma pista de aceleração para o retorno de veículos nos dois sentidos da via, e próximo ao semáforo será feita uma terceira pista para direita livre.

 

Avenida Ministro Victor Konder

A obra está em sua etapa final, e concentrada principalmente na Praça de Sodegaura onde serão criados novos equipamentos de lazer como um palco multiuso com obstáculos para skate e roller na modalidade street, instalação de mobiliário urbano como bancos e mesas de jogos, paisagismo, playground, bicicletários, relocação da Academia ao Ar Livre e instalação de novos equipamentos de ginástica.

Na esquina da Praça Genésio Miranda Lins está sendo executado novo raio da curvatura da avenida e um canteiro na borda do passeio até a esquina da Rua Jorge Tzachel. Essa alteração visa desmotivar a travessia dos pedestres fora da faixa.

Nos Caminhos de Sodegaura, a calçada e a ciclovia já estão praticamente toda concretadas, e os espaços de pedestres e ciclistas serão separados e sinalizados respeitando a acessibilidade. Áreas contemplativas e de lazer no entorno da Baía Afonso Wippel, também foram criadas. Ao longo da avenida foi realizado todo o dimensionamento de passeios, estacionamentos, faixas de rolamento e ciclovia respeitando o potencial da avenida. O projeto também contemplou o tratamento das esquinas, de forma a permitir o correto escoamento do trânsito, maiores áreas de passeio e melhores condições de acessibilidade aos pedestres.

 

Binário do São Vicente

As ruas abrangidas pelo projeto do Binário do São Vicente são a Estefano José Vanolli, Otávio Cesário Pereira, Antônio Cyrilo Dutra e Alice Vieira da Silva. Através do sistema binário, o trânsito das ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira passa a ter mão única. Além das mudanças no sentido do trânsito, os passeios, estacionamentos e faixas de rolamento serão dimensionados de acordo com o alinhamento predial existente e o potencial de cada via. Veja mais aqui.

Paralelo às obras do Binário está sendo implantada a Rede Coletora de Esgoto. A obra, que a princípio não estava prevista para ocorrer neste período, foi antecipada para que após a conclusão do binário não houvesse quebra de calçadas e cortes no asfalto com a implantação da tubulação. Como as obras de esgoto abrangem mais ruas e são mais complexas, acabou interferindo no andamento das obras do Binário que só podem ser executadas com a conclusão da implantação da ETE, e com isso sofreram atraso.

Na Rua Alice Vieira da Silva falta apenas a sinalização viária, que será feita quando as demais ruas do Binário estiverem concluídas, pois haverá alteração do sentido de tráfego nesta via. A Rua Antonio Cyrilo Dutra está em fase de finalização, o que deverá ocorrer neste maio. Para as Ruas Otávio Cesário Pereira e Estefano José Vanolli, a reprogramação atual prevê a finalização dos trabalhos em agosto.

 

Macrodrenagem Rua Brusque

Desde segunda-feira (04), operários estão na Rua Brusque implantando a macrodrenagem da via. Serão 860 metros de galeria no trecho que vai da altura da Rua Eurico Adam até a Travessa André Barbi. Para a realização da obra, o trânsito precisou ser interditado. Veja aqui os desvios.

Hoje, a Rua Brusque possui tubulação com 50 centímetros de diâmetro. As novas galerias terão dois metros de largura por 1,5 m de altura em um trecho de 710 metros de extensão, e 1,5 m de largura por 1,5 m de altura em um trecho de 80 metros. A vazão da água da chuva que é de 0,11 m³ por segundo vai passar para 4,19 m³ por segundo.


___________________

Informações Adicionais:

Secretaria de Obras: 3348-0303

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: 3341-6252

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua José Pereira Liberato, 1889
Bairro: São João
Itajaí (SC)
(47) 3348-0202 / (47) 3348-0303
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí