Município de Itajaí discute recuperação da Tancredo Neves com a comunidade

Prefeito avalia antecipar recursos para garantir andamento das obras
Data de inclusão: 14/02/2017 11:47

A expectativa do Município de Itajaí é iniciar neste fim de semana a colocação das vigas metálicas na ponte Tancredo Neves para conclusão das obras dentro do prazo de 90 dias. Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Volnei Morastoni, juntamente com os secretários de Obras e Fazenda, prestou esclarecimentos à comunidade do bairro Cordeiros sobre o andamento dos trabalhos. Ainda esta semana deve sair a confirmação dos repasses atrasados do governo do Estado.

Com o reforço da fundação das cabeceiras concluídas, uma das partes mais complexas da obra, o próximo desafio é realizar o içamento das cinco vigas metálicas. Será realizada uma grande operação com guindastes, pois cada viga pesa cerca de 18 toneladas. Segundo o secretário Amarildo Madeira, as atividades estão previstas para iniciar neste fim de semana, dependendo apenas da sinalização do governo estadual em repassar à empreiteira responsável os valores referentes às parcelas de setembro a dezembro do ano passado – um valor aproximado de R$ 1,3 milhão.

“Houve atraso no convênio e esta parte da obra tem um custo muito elevado. A empreiteira precisa dos recursos para poder trabalhar”, comenta Amarildo. De acordo com o prefeito Volnei, haverá uma reunião hoje à tarde com o governo do Estado para definir a liberação dos recursos. “Vamos concluir esta obra de suma importância para a população. Se for necessário, vamos verificar a possibilidade legal de antecipar os valores e receber o reembolso do Estado”, informou o prefeito durante a visita à ponte.

Amarildo ainda esclarece que uma vez lançadas as vigas, as demais etapas são de rápida execução: a ligação do vão com as pré-lajes e lajes, concretagem do piso e, por fim, o asfaltamento. Por isso, está mantido o cronograma de execução em 90 dias.

A obra total está orçada em R$ 3 milhões. A ponte Tancredo Neves é o principal acesso usado por moradores dos bairros Cordeiros e São Vicente.

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Obras